Desenvolvimento de Máquinas Industriais
Reservatório em aço inox
O reservatório em aço inox é um item essencial quando falamos sobre a produção de água. Por ser a bebida mais consumida em todo o mundo, o seu processo produtivo precisa ser sempre aperfeiçoado. Além disso, é preciso dispor dos melhores equipamentos para a sua confecção, tais como um bom reservatório.
Além de armazenar água, esse material também tem grande importância para guardar sucos e vinhos. Sendo assim, se mostra um equipamento de muita versatilidade e com várias aplicações. Por isso, no post de hoje iremos falar sobre como funciona o reservatório em aço inox e para que ele serve.
A função de um reservatório em aço inox
A função de um reservatório em aço inox é fazer o armazenamento de água. Além disso, ele faz com que ela seja aquecida com o uso da luz solar. Para isso, utiliza de seu próprio calor durante o dia. Sendo assim, é capaz de manter o calor da água por horas sem perder temperatura.
No entanto, cada reservatório é fabricado de acordo com a sua utilização. Assim, são divididos basicamente em duas diferentes modalidades: de alta e de baixa pressão. Os reservatórios com baixa pressão costuma ser tidos como mais econômicos. Enquanto isso, os de alta pressão servem para projetos com custo maior.
O material com que o reservatório em aço inox é feito também precisa ser medido corretamente. Afinal, ele precisa ser resistente o bastante para suportar o nível de água que irá carregar. Também pode ter diferentes espessuras, adaptando-se à capacidade e ao espaço em que será usado.
Onde o reservatório em aço inox pode ser utilizado?
Devido à sua versatilidade, o reservatório em aço inox é utilizado de diferentes maneiras. Geralmente é destinado à água mineral, mas também pode ser usado para outros líquidos. No entanto, o seu uso se aplica principalmente a aqueles que necessitam de armazenamento em um ambiente controlado.
Por esta razão, muitas indústrias têm este reservatório como preferência para armazenar bebidas como por exemplo sucos e vinhos. Além disso, se mostra uma boa opção para as cervejas. Com isso, todas as bebidas podem manter a sua qualidade e temperatura natural pelo maior tempo possível.
Principais características de um reservatório em aço inox
O reservatório em aço inox tem como principal característica não ser contaminável. Isso se deve ao fato de que, devido ao material com que é feito, não faz o acúmulo de resíduos em seu interior. Além disso, a sua baixa porosidade possibilita uma limpeza prática e muito ágil. Sendo assim, sempre está limpa e bem higienizada.
Este material, por ser resistente à corrosão e ferrugem, não descasca ou apresenta aspecto de envelhecido. Também oferece um excelente custo-benefício quando adquirido. Afinal, é encontrado a preços bastante justos. Por fim, garante a todos que o utilizam muita durabilidade, praticidade e funcionalidade.
Caldeira industrial
A função de uma caldeira industrial é o fornecimento eficiente de energia na forma de água quente ou vapor.
Por definição presente na NR13, as caldeiras industriais a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares.
O que compõe uma Caldeira Industrial?
Como já vimos, uma caldeira tem alguns equipamentos que fazem parte de todo o processo de geração de vapor. A seguir os principais deles:
Queimador: O queimador é o iniciador da reação de combustão dentro da caldeira. Existe um mecanismo que envia a mensagem para iniciar o processo de produção de calor. Um bico no queimador que gira o combustível bombeado da fonte de combustível o acende para criar a combustão.
Câmara de combustão: As câmaras de combustão são feitas de ferro fundido e podem atingir uma temperatura de várias centenas de graus em minutos. Ele queima o combustível e gera calor que é transferido para o trocador de calor.
Trocador de Calor: Também chamado de economizador, é responsável por aumentar a eficiência da caldeira. O trocador de calor é colocado antes do aquecedor de ar no caminho do gás combustível.
Sistema de circulação água: A água, essencial na geração de vapor, tem sua circulação realizada por bombas centrífugas. Temos a circulação de água tratada e a circulação do condensado.
Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.
Como funciona a Caldeira Industrial?
A Caldeira industrial são recipientes contendo água que geram calor com a ajuda de uma fonte de combustível. Em seguida, é transferido para vários tubos que se conectam aos vários equipamentos industriais. A forma como as caldeiras funcionam não é tão complexa como se poderia pensar.
A fonte de calor e os recipientes de água são colocados em compartimentos diferentes. As hastes de metal que se conectam ao vaso de água e, em seguida, o calor ajuda na produção de vapor, que é coletado em uma cúpula para condensá-lo antes de liberá-lo da caldeira. Isso aumenta a pressão e a energia produzida ajuda a impulsionar seus processos de produção.
Por motivos de segurança, as caldeiras vêm com válvulas de segurança para garantir que nenhum contratempo torne o sistema perigoso devido ao aumento da pressão.
Tipos de Caldeira industrial
Diferentes tipos de caldeira industrial servem a diferentes necessidades em vários segmentos, como no setor industrial. Suas classificações são baseadas na quantidade de pressão que pode criar, na capacidade de reter o combustível e a água e o tipo de combustível que será usado.
A seguir as classificações das caldeiras industriais:
Com base no eixo da caldeira:
Caldeira horizontal;
Caldeira vertical;
Caldeira inclinada.
Com base na passagem pelos tubos da caldeira:
Caldeira de tubos de fogo;
Caldeira de tubos de água.
Baseado na natureza da fonte de combustível usada:
A gás;
A óleo;
Combustível sólido.
Baseado na pressão de trabalho:
Baixa pressão;
Alta pressão.
Baseado no método de circulação:
Circulação natural;
Circulação forçada.
EMPRESA DE ALTA QUALIDADE EM DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Está em busca de uma empresa especializada em desenvolvimento de projetos? Conte com a Jertal.
A Jertal é uma empresa especializada na produção de peças e produtos metálicos. Usando máquinas de alta tecnologia com eficiência, agilidade e precisão em seus processos.
Para adquirir serviço de corte a laser de alta qualidade, é necessário contar com uma empresa como a Jertal que atua com o objetivo de oferecer serviços e produtos de qualidade para o pequeno, médio empresário e consumidor final, aplicando conhecimentos tecnológicos e metodologia de projetos e produção visando diminuir os custos fixos e aumentar a produtividade.